Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos índices de pneumonia associada a ventilação mecânica após a implementação de dispositivo de regulação de pressão de cuff

Objetivo

Avaliar a efetividade do uso de dispositivo para controle automático da pressão do cuff na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica.

Métodos

Estudo longitudinal experimental analítico, realizado através da avaliação de eficácia do equipamento ACCUCUFF™ em prevenir a ocorrência de PAV em pacientes internados em UTI. Critérios de inclusão: maiores de 18 anos, ambos os sexos, internados em UTI e intubados sob ventilação mecânica. Critérios de exclusão: necessidade de transferência do paciente para outro setor ou serviço hospitalar ou participantes que não tiveram um número mínimo de três medidas de pressão do cuff em menos de 48 horas.

Resultados

Foram incluídos no estudo 320 pacientes, os quais foram divididos em 2 grupos, conforme metodologia proposta: 160 indivíduos no grupo intervenção (cuidados para prevenção de PAV convencionais + uso do dispositivo Accucuff) e 160 indivíduos no grupo controle (cuidados para prevenção de PAV convencionais). Considerando o objetivo principal do estudo, dos 160 pacientes do grupo intervenção, apenas 1 desenvolveu PAV, o que representa apenas 0,6% da amostra, recebendo alta hospitalar após a recuperação. No grupo controle, das 160 pessoas, 17 foram diagnosticadas com PAV (10,6%), sendo 8 delas pacientes que posteriormente receberam alta (47,1%) e 9 que evoluíram a óbito a partir da infecção (52,9%).

Conclusão

A utilização de dispositivo para controle automático da pressão do cuff associado a bundles para prevenção de PAV esta associado a redução nos casos de PAV e melhores desfechos.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Julia Roveri Roque, Monique Olivia Burch, Ewerton Alexandre Galdeano, Renata Pletsch Assunção, Daniel Gimenez Rocha