Dados do Trabalho


Título

O impacto do sobrepeso sobre a mortalidade em pacientes críticos com SDRA por Covid – 19

Objetivo

Avaliar a influência da COVID-19 em pacientes sobrepeso com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

Métodos

Estudo de coorte retrospectivo com 364 pacientes adultos internados em UTIs. Foram incluídos: pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19, em ventilação mecânica e evoluído com SDRA. Os pacientes foram divididos entre eutróficos (IMC<25 (kg/m2) e sobrepeso (IMC≥25 (kg/m2). Os dados foram coletados através de prontuário eletrônico e foram analisados: idade, comorbidades, SAPS-3, início dos sintomas, % de comprometimento na tomografia, tempo de VM invasiva e não invasiva, CNAF, óxido nítrico, hemodiálise e posição prona em respiração espontânea e em ventilação mecânica.

Resultados

Foram avaliados 238 pacientes eutróficos e 126 com sobrepeso. Os pacientes sobrepesos eram mais jovens do que os eutróficos 55.7 ± 13.3 vs 63.9 ± 15.6 anos, respectivamente. Em relação as comorbidades, nenhuma doença foi mais prevalente entre os grupos, assim como, o escore SOFA das primeiras 24 horas (p>0.05). O tempo de início dos sintomas até a UTI foi maior nos pacientes com sobrepeso (8.0 (6.0-9.2) dias) do que nos eutróficos (7.0 (4.0 - 9.0) dias). Houve diferença na presença de SDRA moderada ou grave com maior porcentgem no grupo de sobrepeso (86% vs 76%; p<0.05). A porcentagem de comprometimento tomográfico não teve diferença significativa. A taxa de mortalidade foi similar entre os grupos. Na análise de regressão multivariada o único fator associado a mortalidade foi a idade (p<0.05).

Conclusão

O sobrepeso não influenciou a mortalidade em pacientes com SDRA provocada pela Covid-19 quando comparado a indivíduos eutróficos.

Área

Insuficiência respiratória e ventilação mecânica

Autores

Rodrigo Cerqueira Borges, Mauricio Kenzo Tobara, Cristiane Helena Papacidero, Camila Botana Alves Ferreira, Vanessa Chaves Barreto Ferreira Lima, Andrey Wirgues Sousa