Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Dengue grave com coinfecção pela bactéria Staphylococcus aures

Descrição do caso

Introdução:
Dengue é uma arbovirose transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti e é muito prevalente no Brasil. As pessoas infectadas geralmente apresentam quadro febril. A bactéria Staphylococcus Aureus é uma bactéria que pode causar doenças leves como de pele, infeções de partes moles até graves como endocardite, pneumonia e sepse. 2

Relato de caso:
Série de relato de casos de 3 pacientes : VASM ,55 anos ; MJCB , 62 anos e VPS 50 anos; coinfectados com o vírus da dengue e com a bactéria Staphylococcus aureus; hemoculturas positivas. Das 3 pacientes relatadas , todas eram do sexo feminino. As três pacientes internaram no hospital com história com quadro febril e mialgia e nos exames de entrada tinham linfopenia e plaquetopenia. Duas das pacientes tinham comorbidades : VASM tinha : hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo, obesidade ; MJCB tinha: hipertensão , diabetes mellitus e a paciente VPS não tinha comorbidades. As pacientes VASM e MJCB foram encaminhadas á UTI durante á internação e precisaram ser intubadas e evoluíram a óbito enquanto a VPS teve melhora clínica e teve alta.

Discussão
Pacientes coinfectados com a dengue e infecção bacteriana costumam ter infecções mais complexas e com isso maior risco de mortalidade em relação , aqueles pacientes infectados apenas com o vírus da dengue .

Conclusão:
A dengue é uma arbovirose muito prevalente no Brasil e a confecção com a bactéria Staphylococcus Aureus agrava a situação dos pacientes junto com as comorbidades levam o paciente a ter um pior desfecho.

Área

Epidemiologia

Autores

Caio Kenji Hirata, Nauyta Naomi Campos Takaoka