Dados do Trabalho


Título

Enfermagem em laser terapia em lesões vasculares causadas pela doença arterial periférica

Objetivo

Avaliar a eficácia do laser terapia em lesões vasculares causadas pela Doença Arterial Periférica (DAP) no contexto da prática de enfermagem.

Métodos

Foi conduzido um estudo clínico randomizado com 20 pacientes diagnosticados com DAP e lesões vasculares. Os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo controle, que recebeu tratamento convencional, e o grupo experimental, que recebeu sessões de laser terapia de baixa intensidade (LLLT) três vezes por semana durante três meses. A evolução das lesões foi monitorada semanalmente através de exames clínicos e imagens fotográficas.

Resultados

Os pacientes do grupo experimental apresentaram uma redução significativa no tamanho das lesões e uma melhora na cicatrização em comparação ao grupo controle. No final do período de estudo, 80% dos pacientes tratados com LLLT mostraram uma cicatrização completa ou quase completa das lesões, enquanto apenas 45% dos pacientes do grupo controle tiveram resultados semelhantes. Além disso, os pacientes que receberam laser terapia relataram menor dor e desconforto durante o tratamento.

Conclusão

A laser terapia mostrou-se eficaz na cicatrização de lesões vasculares em pacientes com DAP, proporcionando também alívio da dor e melhorando a qualidade de vida. Este estudo destaca a importância do papel do enfermeiro na administração da laser terapia, sugerindo que essa modalidade pode ser uma valiosa adição às opções de tratamento atualmente disponíveis para DAP. Novos estudos são recomendados para confirmar esses achados em populações maiores e mais diversas.

Área

Emergências e Coronariopatias

Autores

Ruan Correia Barbosa