Dados do Trabalho


Título

Adoção de um protocolo de entrevista familiar e seus impactos na doação de órgãos e tecidos do Maranhão: uma análise retrospectiva

Objetivo

Avaliar de que forma a implementação de um protocolo de entrevista familiar pela Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), impactou nas doações de órgãos e tecidos do estado do Maranhão.

Métodos

Estudo de coorte retrospectiva e observacional, envolvendo entrevistas familiares de morte encefálica (ME) ou parada cardiorrespiratória (PCR) do estado do Maranhão entre janeiro de 2023 e junho de 2024, antes e depois da adoção do protocolo. As variáveis numéricas estudadas foram: entrevistas familiares para ME confirmada (EFMEC), entrevistas familiares exclusivas para tecido (EFET), negativa familiar (NF), positiva familiar (PF), doadores efetivos de órgãos (DEO), total de órgãos captados (TOC), total de órgãos implantados (TOI), total de tecidos captados (TTC), total de tecidos implantados (TTI) e total de transplantes de córnea (TTxC). Os dados foram coletados do banco da CET-MA, armazenados em planilha do Microsoft Excel, e analisados no programa IBM SPSS Statistics v25 for Windows 11.

Resultados

Houve aumento de DEO (p=0,035), EFMEC (p=0,001), EFET (p=0,005), PF (p=0,006), NF (p<0,001), TOC (p=0,02), TTI (p=0,008) e TTxC (p= 0,01). O aumento de EFMEC (r=0,97; p=0,01) e EFET (r=0,71; p=0,02) teve forte correlação positiva com o aumento de NF. O aumento de PF teve forte correlação positiva (r=0,77; p=0,009) com o aumento de TTI e TTxC.

Conclusão

A entrevista familiar é crucial na decisão da família de doar órgãos e tecidos. Entrevistas estruturadas por protocolo possuíram impacto positivo na amostra estudada, com aumento de positivas familiares para doação fortemente correlacionado com o aumento do contingente de transplantes no Maranhão, sobretudo de córneas.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

Vinicius Freire Pereira, Valdemiro Freitas Neto, Paula de Carvalho Bacelar, Polianna Costa Bortolon Melo, Heloisa Rosário Furtado Oliveira Lima, Luciana Sousa Silva, Hiago Sousa Bastos