Dados do Trabalho


Título

Nonagenários admitidos na Unidade de Terapia Intensiva: o SAPS3 é adequado para avaliação desta faixa etária especificamente? Análise inicial em centro único.

Objetivo

O SAPS3 tem na idade um componente do cálculo de previsão de mortalidade. Entretanto, para os indivíduos muito idosos (> 80 anos) o escore não prevê ponderação por década como nas faixas mais novas. Após 80 anos todos pontuam igualmente.
O objetivo deste foi comparar a mortalidade entre nonagenários e octagenários correlacionando com as taxas preditas pelo escore.

Métodos

Estudo retrospectivo (2022 e 2023) com coleta de dados pelos prontuários eletrônicos e sistema EPIMED. Registrado SAPS3 (para avaliação da mortalidade predita) e mortalidade real dos 2 grupos de pacientes (octagenários e nonagenários).

Resultados

Entre os octagenários ocorreram 40 óbitos do total de 408 admissões (9,8%).. O grupo de nonagenários teve 37 mortes das 182 admissões (20,3%). O SAPS3 estimava mortalidade de 22,1% nos octagenários e 23,5% entre os nonagenários. A mortalidade real foi significativamente diferente (9,8% vs 20,3%, p <0,001) enquanto a mortalidade prevista pelo escore foi semelhante nos 2 grupos (p=NS).

Conclusão

A mortalidade dos nonagenários foi significativamente maior enquanto a predita pelo SAPS3 foi semelhante nas duas faixas etárias e este resultado fortalece a hipótese inicial da pesquisa. É possível que a não ponderação de risco adicional para os pacientes acima de 90 anos tenha influência no resultado deste estudo preliminar e aponte para uma possível limitação relevante do citado escore especificamente para estes pacientes. Tal tópico merece ser melhor escrutinado já que este estudo tem limitações, inclusive por não ponderar outras condições como tipo de admissão (eletivo ou urgência; clínico ou cirúrgico) assim como percentual de pacientes em cuidados paliativos.

Área

Índices Prognósticos

Autores

Fernando Graça Aranha, Gabriely Ione Lacerca, Giovanna Donega Capovilla, Daniel José Silva Filho, Matheus Nienkotter Tavares Kuhnen, Victor Gomes Martins, Kamila Silva Peruzini, Jefferson Traebert