Dados do Trabalho


Título

Análise comparativa entre terapia com cânula nasal de alto fluxo (CNAF) e ventilação não invasiva (VNI) em crianças com insuficiência respiratória aguda por bronquiolite: um ensaio clínico controlado randomizado

Objetivo

Comparar a terapia com CNAF à ventilação não invasiva (VNI/BiPAP) em crianças com bronquiolite que evoluíram com insuficiência respiratória leve a moderada.

Métodos

Trata-se de um ensaio clínico randomizado, aberto e de não inferioridade, conduzido em um hospital terciário brasileiro. Crianças menores de 2 anos de idade, admitidas por bronquiolite e que progrediram para desconforto respiratório leve a moderado (escore de Wood-Downes-Férres < 8) foram randomizadas para o grupo CNAF ou grupo VNI (BiPAP) através de envelopes selados. Os sinais vitais, FiO2, escore de Wood-Downes-Férres e parâmetros de CNAF/VNI foram registrados até 96h após o início da terapia. Crianças que evoluíram com falha de terapia foram intubadas. Crossover não foi permitido. O desfecho primário analisado foi: necessidade de ventilação mecânica invasiva. Os desfechos secundários foram: uso de sedação, duração da ventilação mecânica invasiva, tempo de internação na UTIP, tempo de internação hospitalar e taxa de mortalidade.

Resultados

126 pacientes foram alocados para o grupo VNI (132 randomizados e 6 excluídos) e 126 foram alocados para o grupo CNAF (136 randomizados e 10 excluídos). Trinta e sete pacientes foram intubados no grupo VNI e 29 no grupo CNAF (29% vs. 23%, p = 0,25). De acordo com o teste de Farrington-Manning, com uma margem de não inferioridade de 15%, a diferença foi de 6,3% a favor da terapia HFNC (intervalo de confiança de 95%: -4,5 a 17,1%, p < 0,0001).

Conclusão

A terapia com CNAF em crianças internadas por bronquiolite que evoluíram com insuficiência respiratória aguda leve a moderada é não-inferior à VNI.

Área

Pediatria

Autores

Ana Carolina Etrusco Zaroni Santos, Carolina Marques Caiado, Alessandra Geisler Daud Lopes, Gabriela Cunha França, Ana Karolina Antunes Eisen, Danielle Bruna Leal Oliveira, Orlei Ribeiro Araújo, Werther Brunow Carvalho