Dados do Trabalho
Título
O uso de ferramenta de informática para melhoria da mensuração e auditoria dos cuidados prestados para prevenção de IRAS associada ao uso de dispositivos na UTI
Objetivo
Avaliar as medidas de auditoria do cuidado prestado, utilizando uma ferramenta de análise (Google Sheets), como estratégia de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) e o possível impacto futuro no desfecho de redução dos eventos.
Métodos
Estudo observacional, descritivo e quantitativo desenvolvido em uma UTI privada. Os critérios de inclusão foram: pacientes internados na UTI adulto no ano de 2024 (até julho) submetidos ao uso de dispositivos invasivos: Cateter Venoso Central (CVC), Sonda Vesical de Demora (SVD) e Tubo Orotraqueal (TOT).
Resultados
Foram realizadas 321 análises de dispositivos na UTI entre os meses de janeiro e julho de 2024. Os principais pontos observados na análise de CVC foram: Aspecto do óstio de inserção, presença de sujidade em curativo, qualidade do curativo; Nas análises de SVD foram observados: Cuidados com clampe e nível aceitável da altura da bolsa coletora, fixação adequada do dispositivo; Em TOT foram observados: Qualidade da higiene oral, fixação adequada do TOT, ângulo adequado da cabeceira. Dentre essas análises foram registradas taxas de 82,6% de conformidades em CVC, 93,6% em SVD e 80,4% em TOT. Após a identificação das não conformidades nas auditorias, realizadas intervenções na assistência prestada.
Conclusão
Este estudo descreve aprofundamento e melhoria da rotina de auditoria de dispositivos invasivos com objetivo de reduzir infeções relacionadas aos mesmos. Embora ainda não consigamos pelo curto espaço de tempo medir desfechos principais como redução das taxas, podemos concluir que o detalhamento das não conformidades e a ação direcionada em função delas configura cenário promissor de melhoria.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Meyreane Lima Borges, Roberta Juliane Tono Oliveira, Camila Couto Maia, Gislaine Ono, Sérgio Beduschi Filho, Andreza Xavier, Olavo Esteves, Fernando Graça Aranha