Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico epidemiológico dos pacientes com insuficiência cardíaca em uma unidade cardiointensiva: estudo transversal

Objetivo

Caracterizar aspectos relacionados ao perfil clínico e epidemiológico dos pacientes com insuficiência cardíaca de uma unidade de cardiointensiva

Métodos

Estudo transversal, retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido por meio da plataforma Epimed Solutions, que integra os registros do prontuário eletrônico dos pacientes internados em um hospital universitário no Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 159 pacientes. Incluídos os pacientes internados com diagnóstico de insuficiência cardíaca classe II, III e IV, de qualquer etiologia, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos. Os dados foram agrupados no Microsoft Excel e posteriormente transferidos para o SPSS, analisados por meio de estatística descritiva e analítica.

Resultados

A amostra consistiu em 106 participantes com diagnóstico de ICC classificação funcional de acordo com a New York Heart Association (NYHA): II e III. Houve predomínio da faixa etária entre 60 a 79 anos (50,9%), sexo masculino (63,5%),diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (69,8%). A gravidade dos pacientes pelo SAPS3 48,2 pontos, Charlson em pontos 2,8. Já MFI com 72,3 pacientes frágeis. Portanto, 45,8% dos pacientes estratificados com gravidade elevada. Resultando em uma mortalidade bruta de (25,5%), resultando em um SMR de 1,20.

Conclusão

Os dados clínicos e epidemiológicos dos pacientes com insuficiência cardíaca são fundamentais para aprimorar a prática dos enfermeiros, melhorar a coordenação dos cuidados, otimizar a distribuição de recursos e implementar estratégias eficazes de saúde pública. Essas informações contribuem para melhores resultados de saúde e bem-estar para os pacientes afetados por essa condição crônica.

Área

Epidemiologia

Autores

Alex Oliveira Tobi, Ana Lucia Cascardo Marins, Vanessa Galdino de Paula, Lucas Rodrigo Garcia de Mello