Dados do Trabalho


Título

Pacientes muito idosos (acima de 80 anos) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): comparando nonagenários com octagenários

Objetivo

Pacientes muito idosos (> 80 anos) representam população crescente nas UTI brasileiras e mundo afora. Na maioria dos estudos pacientes octagenários e nonagenários são tratados como um grupo uniforme entre os mais idosos.
O objetivo deste estudo é conhecer algumas das diferenças entre os pacientes destas faixas etárias em relação à distribuição entre os sexos, mortalidade e quantidade de comorbidades e uso de medicações.

Métodos

Estudo retrospectivo. Dados coletados do sistema TASY de uma UTI privada referente aos anos de 2022 e 2023. Avaliadas distribuição entre os sexos, mortalidade hospitalar; e quantidade de comorbidades e uso de medicações contínuas para cálculo do escore de comorbidades e polifarmácia (CPS).

Resultados

Durante 2022 e 2023 foram registradas 408 admissões de octagenários e 182 nonagenários. No grupo mais novo 48,8% eram mulheres enquanto no grupo dos nonagenários elas representaram maioria sendo 68,7% da população (p<0,00001). Em todas as faixas etárias a população feminina representou 40,2%. A mortalidade foi maior no grupo mais idoso (20,3 vs 9,8%, p<0,001). O CPS foi 8,6 (DP=4,2) no grupo dos octagenários e 10,8 (DP=4,7) entre os nonagenários (p<0,01).

Conclusão

Neste primeiro estudo do nosso serviço sobre o assunto, concluiu-se que pacientes acima de 80 anos não representaram categoria única e foram detectadas diferenças entre os nonagenários em relação aos octagenários. As pacientes do sexo feminino foram maioria entre os nonagenários e isso diferiu do grupo de octagenários, assim como da totalidade de pacientes internados na UTI.
Os pacientes do grupo dos mais idosos tiveram, ainda, CPS e mortalidade significativamente mais elevadas.

Área

Epidemiologia

Autores

Fernando Graça Aranha, Adriana Ferraz Martins, Daniel José Silva Filho, José Laurindo Souza Neto, Leonora Ramlow Leodoro da Silva, Célia Isabelle Lopes Santos, Divino Filgueira Batista Júnior, Jefferson Traebert