Dados do Trabalho


Título

Modelagem e validação de Classificador para predição de sucesso no desmame da ventilação mecânica invasiva

Objetivo

Propor e validar Classificador para a predição de sucesso no desmame da ventilação mecânica invasiva (VMI) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.

Métodos

Estudo observacional, prospectivo e quantitativo. Os dados foram coletados em três momentos: após 48 horas da instituição da VMI, antes do teste de respiração espontânea e após a retirada da VMI até ocorrência do sucesso ou insucesso do desmame. Os 214 pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo de treino (n=174) e grupo de teste (n=40). Foi utilizada a validação cruzada k-fold, com penalização de Firth e encontrado o melhor modelo para a predição do sucesso do desmame. Para o Classificador, estabelecido um ponto de corte mediante o índice de Youden, que resumiu as probabilidades do modelo logístico em um prognóstico binário “sucesso” ou “insucesso”.

Resultados

As variáveis com significância estatística foram: índice de respiração rápida e superficial (OR= 0,82; ASC= 0,93), pressão parcial do dióxido de carbono arterial (OR= 0,23; ASC= 0,90), Índice PaO2/FiO2) (OR= 0,23; ASC= 0,97) e dias de ventilação mecânica (OR= 0,38, ASC= 0,94). O Classificador apresentou ASC= 1 e foi testado com um novo conjunto de dados (grupo teste) e apresentou acurácia= 0,95, Kappa= 0,94, sensibilidade= 1,00, especificidade= 0,92, valor preditivo positivo= 0,96, valor preditivo negativo= 1,00.

Conclusão

Os resultados confirmaram a hipótese de que as variáveis clínicas dos pacientes que apresentaram forte associação com o sucesso do desmame, quando unidas em um Classificador, constituíram um índice com maior capacidade preditiva para o sucesso do desmame, recomendando-se sua adoção na prática clínica.

Área

Índices Prognósticos

Autores

CAMILA PATRICIA GALVAO PATRICIO AZEVEDO, ANA MARIA GONDIM VALENÇA, ULISSES UMBELINO DOS ANJOS