Dados do Trabalho


Título

Indicadores de educação permanente em saúde e seus reflexos na Unidade de Terapia Intensiva

Objetivo

Treinamentos efetivos são um dos grandes desafios das instituições hospitalares.
Objetivo deste estudo foi avaliação inicial dos indicadores de educação permanente em saúde em um hospital de alta complexidade e seus reflexos na Unidade de Terapia Intensiva.

Métodos

Estudo descritivo e quantitativo realizado em um hospital privado de Santa Catarina, de janeiro a julho de 2024, a partir da implementação e do registro das medidas de indicadores de aprendizado, adesão, satisfação, utilidade e frequência.

Resultados

A adesão aos treinamentos no hospital foi de mais de 75% por mês, com um alcance médio de 166 colaboradores/mês. Os treinamentos abordaram temas como prevenção de lesões por pressão, parada cardiorrespiratória, higiene das mãos, cuidados com traqueostomia, entre outros. A equipe de enfermagem foi a principal beneficiada, mas também houve participação de outros profissionais. Os setores de internação apresentaram a maior média de colaboradores alcançados (80%). A Unidade de Terapia Intensiva e Emergência apresentaram médias de 53% e 62% respectivamente. Percebe-se aumento da participação dos colaboradores da terapia intensiva em treinamentos gamificados que ocorram in loco ou na sala de treinamentos que existe no local.

Conclusão

A educação permanente tem um impacto positivo na formação contínua dos colaboradores, abordando temas essenciais para a qualidade do cuidado e segurança dos pacientes. Na Unidade de Terapia Intensiva, onde há pacientes com maiores riscos e necessidades de cuidados mais complexos, é importante incentivar a participação dos colaboradores, novos e antigos, para a manutenção dos padrões de qualidade almejados na instituição. Neste sentido, pode-se utilizar de estratégias como a gamificação.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Camila Couto Maia, Alexyevna Majevski Silva, Roberta Juliane Tono Oliveira, Gabriely Ione Lacerda, Giovanna Donega Capovilla, Meyreane Lima Borges, Andreza Xavier, Fernando Graça Aranha