Dados do Trabalho
Título
Perfil clínico-epidemiológico das internações da unidade de terapia intensiva cirúrgica do Hospital da Ilha, São Luís, Maranhão
Objetivo
Caracterizar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica em um hospital de referência no Maranhão.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa com dados das internações na UTI cirúrgica do Hospital da Ilha, que é composta por dez leitos, e utiliza o Epimed, um software de gerenciamento de UTI, que visa a qualidade e eficiência hospitalar por meio de sistemas de informação clínica.
Resultados
Durante o período de maio de 2023 e maio de 2024, foram realizadas 414 internações com duração média de 6,1 dias. Ao se tratar do gênero, foram 56,28% do sexo feminino e 43,72% masculino, a faixa etária com maior percentual foi de 65-80 anos com 30,92%, tendo como comorbidade mais frequente, hipertensão arterial (51,33%), diabetes (21,53%) e tumor sólido locorregional (15,63%). As cirurgias mais realizadas foram abdominais e retroperitoneais (30,67%), neurocirurgias (26,81%), infecção/sepse (26,32%) e fígado e vias biliares (22,94%). Com relação ao desfecho, a maioria recebeu alta (74,5%) com taxa de mortalidade de 16,5% na unidade.
Conclusão
Os dados epidemiológicos coletados nas UTIs desempenham importante papel na aplicação de novos recursos, tecnologias e tratamentos. Esse conhecimento permite a criação de estratégias e ações focadas na correta execução de protocolos e na criteriosa revisão dos processos para que se possa alcançar as metas de qualidade do cuidado intensivo na instituição hospitalar estudada.
Descritores: unidades de terapia intensiva; comorbidade associada; centro cirúrgico; cuidados críticos.
Área
Epidemiologia
Autores
KALINA ARAÚJO PRAZERES, JARDJANE RIBEIRO GOMES, KEILA REGINA SANTOS CRUZ, ANA CAROLINE MOREIRA HORTEGAL , SHEILA ALMEIDA DO NASCIMENTO, RAIMUNDO ASSUNÇÃO SOUSA NETO, GABRIELA GRICIA GARCIA MINEIRO, SAMUEL SOUSA GREGÓRIO