Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DA INJÚRIA RENAL AGUDA RELACIONADA ÀS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DA QUEIMADURA DOS PACIENTES QUEIMADOS INTERNATOS EM TERAPIA INTENSIVA
Objetivo
Analisar os fatores que influenciam na gravidade da injúria renal aguda tardia do paciente queimado internado em Unidade de Terapia Intensiva em relação a características antropométricas e da queimadura desses pacientes.
Métodos
Estudo transversal com análise retrospectiva e analítica, realizado em hospital referência no estado do Paraná. Foram avaliados 137 pacientes no período de um ano, sendo analisado às características antropométricas, como sexo, faixa etária e obesidade e características da queimadura, como etiologia, superfície corporal queimada e porcentagem de queimadura de 3º grau. Esses fatores foram relacionados os estágios de injúria renal aguda (IRA) tardia dos pacientes durante o internamento.
Resultados
Os fatores relacionados a características antropométricas dos pacientes apresentaram diferença estatisticamente significativa com os estágios de IRA apenas com a faixa etária (p=0,010), enquanto os fatores sexo (p = 0,114) e obesidade (p=0,140) não apresentaram essa correlação. Quanto aos fatores relacionados a características da queimadura e aos estágios de IRA, a porcentagem de superfície corporal queimada (p = 0,003) e de queimadura de 3º grau (p=0,032) apresentaram diferença estatisticamente significativa com os estágios de injúria renal aguda, enquanto o fator etiologia da queimadura não apresentou essa correlação (p=0,576).
Conclusão
Na análise dos fatores que influenciam na injúria renal aguda do paciente queimado, verificou-se que variáveis como a idade mais avançada, maiores áreas de superfície queimada e maiores percentagens de queimaduras de 3º grau apresentam correlações estatisticamente significativas com a gravidade da injúria renal.
Área
Suporte Nutricional, Metabólico e Renal
Autores
Claudio Luciano Franck, Paula Montenegro, Leticia Holtz Galvão