Dados do Trabalho


Título

Entender os bundles de uma unidade de terapia intensiva clínica de multiresistentes

Objetivo

Analisar retrospectivamente todos os dados referente aos bundles de pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV), infecção primária de corrente sanguínea (IPCS) e infecção do trato urinário (ITU) em uma unidade de terapia intensiva (UTI) clínica de multiresistentes.

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo onde procuramos revisar todos os bundles de PAV, IPCS e ITU da UTI entre janeiro de 2023 a junho de 2024. Analisamos, número absoluto de casos, taxa de utilização dos dispositivos e taxa de adesão ao bundle.

Resultados

Avaliamos retrospectivamente em um período de 18 meses os dados dos prontuários dos 754 pacientes admitidos na UTI neurológica e conseguimos identificar 10 casos de PAV com taxa de utilização do dispositivo de 31% e adesão ao bundle de 96%. Com relação ao bundle de IPCS encontramos 06 casos, com taxa de utilização do dispositivo de 59% e adesão ao bundle de 88%. Em relação a ITU não tivemos nenhum caso e identificamos taxa de utilização de 26% com adesão ao bundle de 100%.

Conclusão

No período dos 18 meses citado acima sempre foi realizado reuniões mensais com toda a equipe multiprofissional da UTI junto com a comissão de controle de infecção hospitalar, onde era analisado com discussão exaustiva de todos os dados dos bundles, com o objetivo de identificar os pontos críticos e traçar um plano de correção de rumo, sendo este sempre associado ao protocolo de Deming e com o intuito de melhorar a qualidade da assistência ao paciente que se encontrava na instituição.

Área

Epidemiologia

Autores

Antonio Gonçalves Oliveira, Maglane Moreira Gonçalves, Jackeline Soares Costa, Catia Arcuri Branco, Martha Maria Romeiro F. F. Fonseca, Wyllyane Gracy Aguiar Andrade Gomes Souza, Orlando Jose Lima Nascimento, Girlayne Batista Arruda