Dados do Trabalho
Título
Perfil etário dos óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio em um período de 10 anos no estado de Sergipe.
Objetivo
Objetivo: Apresentar uma análise epidemiológica acerca do perfil etário dos óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio em um período de 10 anos no estado de Sergipe.
Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter observacional e abordagem quantitativa. Os dados utilizados no estudo foram obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), durante o período de Agosto de 2013 até Agosto de 2023, sendo categorizados de acordo com a faixa etária.
Resultados
De acordo com os dados, o estado de Sergipe apresentou, nos últimos 10 anos, 1622 óbitos decorrentes de Infarto Agudo do Miocárdio, ocorrendo, em sua maioria, na faixa etária de 70 a 79 anos, totalizando 456, representando 28,12% do total de óbitos. Nesse viés, a faixa etária de 50 a 69 anos aparece logo em seguida, com 674, evidenciando uma correlação com o aumento da idade e eventos cardiovasculares, comprovando-se pelos 365 óbitos em maiores de 80 anos. Ademais, as faixas etárias mais jovens apresentaram números significativamente menores, totalizando 125 óbitos na faixa etária de 20 a 49 anos, demonstrando uma maior prevalência em idades mais avançadas. Por fim, no extremo inferior da faixa etária, houveram 2 óbitos notificados em menores de 1 ano.
Conclusão
Os resultados obtidos comprovam que o Infarto Agudo do Miocárdio é uma das principais causas de morbimortalidade no mundo e, em Sergipe, não é diferente. Portanto, acredita-se que a apresentação desses dados são fundamentais para demonstrar a importância da prevenção desta doença, principalmente em idades avançadas.
Área
Epidemiologia
Autores
Rafael Reis e Silva, João Otávio Marques de Souza, Arthur Ferreira Cavalcanti, Halley Ferraro Oliveira