Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da embolia pulmonar no Brasil: Média de permanência hospitalar e número de óbitos

Objetivo

A embolia pulmonar (EP) é uma emergência médica que exige diagnóstico e tratamento imediato, devido ao alto risco de desfechos graves. O objetivo do estudo é avaliar o tempo de internação por EP, sexo e faixa etária mais acometida e número de óbitos.

Métodos

Estudo ecológico acerca do perfil de internações por EP entre janeiro de 2013 e dezembro de 2023, com base nos dados do Sistema de Informações Hospitalares do Departamento de Tecnologia da Informação do Sistema Único de Saúde. As variáveis selecionadas foram: Média de permanência; faixa etária; sexo; óbitos; CID-10 I26 Embolia pulmonar.

Resultados

Foram registradas 100.881 internações por EP entre 2013 a 2023, sendo que 18.49% foram à óbito. Houve evolução progressiva nas internações, com taxa de aumento de 85.84% de 2013 para 2023. A média de permanência de internação foi de 9 dias e o predomínio dos casos foi no sexo feminino (61.11%). O pico de incidência foi registrado entre 60 a 69 anos (19.07%) e de óbitos nos maiores de 80 anos (27.35%).

Conclusão

Nota-se aumento das internações por EP e mortalidade significativa, evidenciando que o quadro se torna cada vez mais um desafio na terapia intensiva. O predomínio pelo sexo feminino pode ser justificado pelo maior risco de formação de trombos devido a variações hormonais, como a gestação e uso de contraceptivos orais.

Área

Epidemiologia

Autores

Maria Clara Müller Atem, Maria Eduarda Madeira El Khouri, Marcelle Alves Torre Da Silva