Dados do Trabalho
Título
Baricitinibe: uma revisão sistemática e meta-análise sobre eficácia e segurança em pacientes hospitalizados com COVID-19
Objetivo
Avaliar a eficácia de baricitinibe nos desfechos de mortalidade em pacientes hospitalizados com Corona Virus Disease 2019 (COVID-19).
Métodos
Uma revisão sistemática foi conduzida em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), abrangendo ensaios clínicos randomizados (ECRs) duplo-cegos e controlados por placebo. O principal desfecho considerado foi a mortalidade. Os efeitos do tratamento sobre a incidência de óbitos foram avaliados por meio do cálculo do risco relativo (RR), com a agregação dos resultados dos estudos individuais utilizando um modelo de efeitos aleatórios.
Resultados
Três ECRs cegos e controlados por placebo preencheram os critérios de inclusão para a revisão sistemática. O baricitinibe diminuiu notavelmente a mortalidade por todas as causas em 28 dias (RR=0,65; IC 95% 0,52-0,82; p<0,001) e 60 dias (RR=0,73; IC 95% 0,59-0,89; p=0,002) quando comparado ao placebo, mostrando resultados consistentes em todos os estudos (I2=0%).
Conclusão
Evidenciamos uma significativa redução na taxa de mortalidade entre aqueles submetidos a este tratamento em comparação com o grupo controle. Os dados agregados indicam consistentemente uma diminuição estatisticamente significativa no RRs de óbito nos pacientes tratados com Baricitinib, ressaltando seu potencial benefício terapêutico. Este achado assume particular relevância em contextos de terapia intensiva, onde a mortalidade é uma medida crítica de eficácia do tratamento. Embora os resultados sejam encorajadores, é necessário cautela na interpretação são recomendados estudos adicionais para corroborar estas descobertas e identificar os subgrupos de pacientes que possam colher os maiores benefícios dessa intervenção terapêutica, especialmente em unidades de terapia intensiva.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Adriano Souza Tavares, Carolina Santos Souza Tavares , Paulo Ricardo Saquete Martins-Filho