Dados do Trabalho
Título
Análise epidemiológica sobre a mortalidade por Síndrome do Desconforto Respiratório no Brasil, entre 2009 e 2022.
Objetivo
Este estudo visa caracterizar epidemiologicamente o panorama de mortalidade por Síndrome do Desconforto Respiratório no Brasil, no período entre janeiro/2009 a dezembro/2022.
Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo, descritivo e retrospectivo sobre a mortalidade por Síndrome do Desconforto Respiratório no Brasil, utilizando dados do DATASUS de 2009 a 2022. As variáveis analisadas foram sexo, faixa etária (até 80 anos), raça - branca, parda, preta, e amarela - e região - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os dados foram importados para o aplicativo Microsoft Excel, em que foram tabulados, e realizada a estatística descritiva.
Resultados
De acordo com os dados coletados, no período de 2009 a 2022, verificou-se um total de 5.476 óbitos por Síndrome do Desconforto Respiratório no Brasil. Desse total, 2.896 ocorreram na região Sudeste, revelando uma alta prevalência em determinadas regiões. Analisando os dados por sexo, os homens foram os mais afetados, com 2.880 óbitos, enquanto que as mulheres relataram 2.596 mortes. De acordo com a raça dos pacientes, mais de 50% dos casos relatados foram de pacientes brancos. A análise por faixa etária revelou uma maior incidência entre pacientes de 80 anos ou mais, com 1.218 registros. Em contrapartida, o menor número de incidência se deu entre 5 a 9 anos, com apenas 51 casos registrados.
Conclusão
Diante dos resultados, constata-se maior mortalidade por Síndrome do Desconforto Respiratório em homens, idosos e na região Sudeste, sugerindo fatores sociodemográficos influenciando na vulnerabilidade e mortalidade desses grupos.
Área
Insuficiência respiratória e ventilação mecânica
Autores
Sandy Da Silva Ribeiro , Paola Bruna Schneider, Gabriela Sanches Guerato, Josiane De Souza Bezerra, Pietra Stella Cardoso Goedert , Jose Aldo de Almeida Oliveira Neto, Razzo Da Silva Ferreira