Dados do Trabalho


Título

O Nursing Activities Score (NAS) como ferramenta para a avaliação do processo do cuidar em UTIs, uma visão da região Centro Oeste do País

Objetivo

Apresentar e discutir a carga de trabalho de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva de Barra do Garças-MT, de acordo com o Nursing Activities Score (NAS).

Métodos

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e observacional, abordando as variáveis obtidas pela ferramenta supracitada, de 396 pacientes internados entre janeiro de 2023 e julho de 2024.

Resultados

No período avaliado, a unidade possuía em média um Enfermeiro e cinco técnicos de enfermagem por plantão de 24 horas. O NAS diário total da unidade foi de 333,45(165,1%), o NAS diário por paciente de 82,31(28,35%). Já em relação à carga de trabalho por paciente (avaliações diárias) foram relatadas para a carga leve (NAS<50%) 422(23,06%), para a carga moderada (NAS 50-80%) 588(32,13%), para a elevada (NAS 80-100%) 407(22,24%) e para a muito elevada (NAS>100%) 413(22,57%).

Conclusão

O NAS fornece uma visão técnica do processo do cuidar, com uma possibilidade de replicação e comparação com diferentes regiões, o que possibilita uma avaliação não apenas da quantidade de recursos humanos (RH), mas da carga média que a equipe de enfermagem receberá, possibilitando um melhor planejamento e acompanhamento das atividades. O NAS diário por paciente no presente estudo foi de 28,3%, correspondendo à porcentagem de tempo gasto na assistência direta ao paciente em 24 horas. sendo bem inferior à de outros estudos similares na região Sudeste do Brasil, onde a média foi de 70%. Em relação à carga de trabalho por paciente houve um equilíbrio entre a leve, elevada e muito elevada, com predomínio da moderada.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

CAMILA AMÉRICO BEZERRA, CAMILA AMÉRICO BEZERRA, PHABLOO JOSE VENANCIO DE CAMARGOS, PHABLOO JOSE VENANCIO DE CAMARGOS, INGRID PEREIRA BORGES, INGRID PEREIRA BORGES, DENYSE CASTRO GUIMARÃES BERNARDES BUENO , DENYSE CASTRO GUIMARÃES BERNARDES BUENO , ERCILIA ALENCAR DIAS, ERCILIA ALENCAR DIAS, BÁRBARA ALEXSANDRA DE ARAUJO DA CRUZ, BÁRBARA ALEXSANDRA DE ARAUJO DA CRUZ, EMANUELA GAL CARNEIRO ANDRADE MARCHESINI, EMANUELA GAL CARNEIRO ANDRADE MARCHESINI, DALTON CRISTOFER DE CAMPOS , DALTON CRISTOFER DE CAMPOS