Dados do Trabalho


Título

Aspectos neuropsicológicos da audição em pacientes comatosos nas unidades de terapia intensiva

Objetivo

Investigar a influência da memória auditiva sobre a alteração dos sinais vitais de pacientes em estado de coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Métodos

Este estudo clínico não randomizado emprega uma abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 15 pacientes em coma induzido, os quais atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos. As intervenções foram realizadas em três grupos distintos, sendo um controle e dois experimentais, contendo cinco participantes em cada. Havia um grupo controle, um grupo mensagem e música e um grupo oração e música. Foram reproduzidas gravações feitas por entes queridos do paciente contendo: música, oração e mensagem e/ou poema.

Resultados

As alterações quantitativas mais notáveis foram observadas nos valores da pressão arterial e na frequência cardíaca dos grupos experimentais. Em termos qualitativos, foram registradas modificações na expressão facial dos pacientes, como lacrimejamento, movimentos oculares e franzimento da testa durante a reprodução das mensagens e orações dos entes queridos.

Conclusão

A memória auditiva em pacientes em coma pode atuar como um mecanismo significativo de modificação dos sinais vitais e, consequentemente, influenciar o prognóstico dos pacientes em UTIs.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Isabela Moraes Peres Rodrigues, Ana Laura Medeiros Silva, Larissa Silva Vidal, Maria Eduarda Aires Felipe, Wagner Prudente Neto, Dherik Fraga Santos, Poliana Rodrigues Alves Duarte, Rodrigo Rodrigues Franco