Dados do Trabalho
Título
'ResgAUtando' a alegria em uma internação prolongada - relato de uma visita muito especial
Descrição do caso
A permanência do paciente, em especial o idoso, em ambiente hospitalar comumente acarreta agravos como ansiedade, desregulação de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, insônia, dor exacerbada e de difícil manejo, até quadros de delirium. Abordando sintomas totais, descrito (originalmente para dor, mas expandido para 'sintomas' recentemente) para pacientes em cuidados paliativos, com terapias não farmacológicas, apresentaremos a importância dessa metodologia, na recuperação dos pacientes em cuidado intensivo, respeitadas as medidas de controle e segurança assistenciais, através do relato de uma experiência em um hospital municipal.
A gestão médica ou de enfermagem da unidade de cuidado intensivo através de um programa de cuidado e humanização com vistas à experiência do paciente, chamado "o que importa pra você?" aplicam aos pacientes - conscientes e em condições de expressar vontades - durante a visita multidisciplinar, essa pergunta. E, sempre que possível, tentamos viabilizar o desejo expresso. Um deles nos surpreendeu com sua manifestação: o que lhe afligia era a saudade de seu amigo de quatro patas, Mike. Fizemos um levantamento de experiências parecidas em outros serviços, consultamos o serviço de controle de infecção hospitalar, um veterinário, e desenhamos um protocolo de visita especial para que o Mike pudesse visitar seu amigo humano trazendo alegria e ânimo.
Depois de semanas com reinfecções e intercorrências, após a visita de seu cão de companhia, o paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial, recebendo alta da UTI, com impacto positivo percebido também na equipe.
Olhar além das regras, e ajustá-las, pode mudar um resultado!
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Paula R. Gan Rossi, Carlos Alexandre Felippino Bezerra, Suely Severina da Silva Borges, Sandra Oliveira Guaré, José Martins Siqueira, Gustavo Smith Neves Velho Silva, Felipe Jatene Cavalcante Botelho