Dados do Trabalho


Título

MEDITAÇÃO MINDFULNESS E SEU IMPACTO NOS SINTOMAS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DE UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Objetivo

O objetivo deste estudo é mensurar o impacto da meditação mindfulness na sensação de bem-estar e níveis de estresse e ansiedade em profissionais de saúde de UTI.

Métodos

Foi realizado um ensaio clínico, randomizado, controlado, com voluntários profissionais de saúde em uma UTI oncológica de alta complexidade. Foi aplicado um questionário de avaliação de sintomas de ansiedade com Inventário de Ansiedade de Beck (Beck), um questionário de estresse voltado a profissionais de enfermagem (Nursing Stress Scale- NSS) e dosagem de cortisol salivar, antes de iniciar as práticas de mindfulness. No grupo Intervenção, foram realizadas 8 semanas de práticas curtas de mindfulness, de 6 minutos, 3 vezes por semana. Os questionários foram aplicados e dosagens de cortisol obtidas novamente ao término do estudo.

Resultados

Foram avaliados 60 voluntários com idade média de 34 ±7,4 anos. O escore de ansiedade de Beck variou de 12 no período pré intervenção para 8 no período pós intervenção, O cortisol salivar diminuiu de forma não significativa (pré: 0,41 [0,27-0,54]) e pós: 0,36 [0.06-0,44}, p=0,11)

Conclusão

Os resultados sugerem uma tendência para resultados favoráveis provavelmente tendo como limitação o tamanho da amostra.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

JULIANA SYRIO, SUZANA LOBO