Dados do Trabalho
Título
Análise do efeito causal do capacete Elmo nas probabilidades de intubação em pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica em comparação às terapias convencionais
Objetivo
Analisar o efeito causal do capacete Elmo sobre as probabilidades de intubação na insuficiência respiratória aguda (IRpA) hipoxêmica quando comparado ao grupo terapias convencionais.
Métodos
Foi realizada uma coorte retrospectiva com dados eletrônicos de um hospital referência, em Fortaleza/CE. Consideramos pacientes com IRpA hipoxêmica por COVID-19 admitidos de janeiro a julho de 2021, sendo subdivididos em dois grupos: Grupo ELMO-CPAP e Grupo de Terapias Convencionais, e ajustados por variáveis como idade, sexo, comorbidades e relação PaO2/FIO2 utilizando o Diret Acyclic Graph (DAG) e o Propensity Score Matching. Utilizamos a inferência causal para estimar o Odds Ratio (OR) para a intubação orotraqueal (IOT) como evidência clínica dos efeitos benéficos da utilização do ELMO.
Resultados
De 7.129, foram incluídos 1.200 pacientes, sendo 568 no grupo ELMO-CPAP e 632 no grupo Terapias Convencionais, com mediana de idade de 53 (42-64) anos, e na sua maioria homens (58,7%). O maior percentual, em ambos os grupos, da relação PaO2/FIO2 se encontrava nas categorias de 100 a 200 ou menor que 100. Encontramos um efeito causal da terapia com ELMO-CPAP com uma diminuição significativa nas chances de IOT em comparação com as terapias convencionais com OR de 11 (IC 95% 9 a 15), p < .0001, Γ = 8,30 e AUC 0,81.
Conclusão
Relatamos a primeira evidência causal de um efeito protetor do ELMO-CPAP prevenindo a IOT em pacientes com IRpA hipoxêmica secundária à COVID-19. Recomenda-se a realização de estudos multicêntricos para validar e ampliar a aplicabilidade desses resultados.
Área
Insuficiência respiratória e ventilação mecânica
Autores
Ricardo Carubbi, Rilder S Pires, Marcelo A Holanda, Vasco Furtado, Betina Santos Tomaz, Erneson A Oliveira