Dados do Trabalho


Título

Adequação nutricional em pacientes de terapia intensiva por meio de instrumento checklist: uma análise retrospectiva

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar dados coletados de um instrumento de checklist para quantificar a adequação nutricional de pacientes internados em leito de terapia intensiva de um serviço público e os motivos das interrupções do suporte nutricional.

Métodos

Análise retrospectiva de um banco de dados coletado prospectivamente, durante o round multiprofissional, em oito UTIs no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, no período de março de 2021 a abril de 2023. Foram analisados 46063 registros referentes à adequação calórica do suporte nutricional e as razões para a não adesão à 80% da meta calórica diária definida.

Resultados

A adequação à meta de 80% do valor calórico diário manteve-se estável, com média de 67,3%. O motivo da não adesão à meta de suporte nutricional diário foi o aumento significativo do jejum devido aos procedimentos pré-operatórios e diagnósticos. Dectou-se redução no atraso do início do suporte nutricional a partir do ano de 2022 e manteve-se estável no início de 2023. As taxas médias anuais de não adequação ao suporte nutricional na comparação entre os anos de 2021 e 2022 e 2021 e 2023 foram estatisticamente significativas (p<0,001 em ambas as análises). Enquanto a comparação entre 2022 e 2023 foi marginalmente significativa (p=0,04).

Conclusão

Verificou-se aumento no jejum pré-operatório e para procedimentos diagnósticos a partir do ano de 2022, que coincide com a retomada de cirurgias eletivas, suspensas em virtude da pandemia da COVID-19. A partir deste mesmo período verificamos a redução do atraso para o início do suporte nutricional.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

RAQUEL INACIO PRADO, LUCIANA HIRATA, MARCOS T TANITA, ALEXANDRE S LARANGEIRA, LUCIENNE TQ CARDOSO, CINTIA MC GRION