Dados do Trabalho
Título
Utilização do score IMS (Intensive Cate Unit Mobility Score) dentro da UTI pela equipe de fisioterapia.
Descrição do caso
Utilização do score IMS é uma ferramenta dentre várias utilizadas pela fisioterapia com intuito de reduzir os efeitos decorrentes do imobilismo, diminuindo complicações e por conseguinte aumentando qualidade de vida destes pacientes.
Submetemos a performance dos pacientes admitidos na UTI de uma instituição privada do grande ABC paulista no período de janeiro a julho de 2024, visando devolvê-los funcionalidade após a alta. Quinze pacientes foram submetidos procedimentos cirúrgicos e quatorze realizaram acompanhamento clínico.
Os dados foram catalogados no bundle de prevenção e fraqueza muscular da fisioterapia. Extraímos o nível funcional por meio do score IMS, na entrada e na saída da UTI, e a utilização de ventilação mecânica invasiva nos pacientes clínicos e cirúrgico. As intervenções fisioterápicas eram realizadas de acordo com classificação do IMS.
O presente estudo mostrou que houve melhora no índice de funcionalidade ao longo da internação, independentemente da idade, sexo, se a patologia era cirúrgica ou clínica, e ainda se utilizaram o recurso da ventilação mecânica invasiva. Sendo assim, acreditamos que protocolos e escalas permitem medidas que favoreçam o cuidado e a melhora funcional do paciente ao longo de toda internação.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Bianca Tatiana Sabio , PABLO Tatiana DONATO, TATIANA GOZZI TOLEDO, FERNANDO Fernando PELLEGRINI, FABIA Tatiana GENTIL, EDNA Tatiana HIROTA, ALESSANDRA Fernando CLARO, JULIANA Tatiana TREVISAN