Dados do Trabalho


Título

Estudo de dois protocolos diferentes de uso de cateter nasal de alto fluxo em pacientes com bronquiolite

Objetivo

A Bronquiolite viral aguda é uma doença de alta prevalência em lactentes e uma importante causa de hospitalização em unidades de terapia intensiva pediátricas (UTIP). Foi proposto uso de cateter nasal de alto fluxo (CNAF) para tratamento de bronquiolite. Este trabalho tem como objetivo comparar o tempo para desmame do CNAF em dois protocolos diferentes utilizados em dois hospitais.

Métodos

Estudo de caráter prospectivo, observacional analítico, de coortes dinâmicas, cuja a diferença considerada para a análise foi metodologia de remoção do CNAF, sendo que um hospital realiza a retirada com o mesmo fluxo da admissão e outro realiza o desmame de 0,5l/kg a cada 6 horas até a retirada completa. Também foram avaliadas idade, tipo de vírus, tempo de internação nas UTIP, tempo de internação hospitalar e ocorrência de falhas dos desmames. A amostra foi compreendida por 80 crianças internadas nos dois hospitais durante o período de dezembro de 2023 a maio de 2024.

Resultados

Não encontramos evidências de que o hospital ou protocolo de desmame do CNAF seja um fator que explique as diferenças de tempo de internação total, tempo de internação na UTIP, tempo de uso do CNAF, ou ocorrência ou número de falhas no desmame do CNAF, sendo essas diferenças pequenas entre os dois hospitais.

Conclusão

Portanto, os dois protocolos de desmame do CNAF podem ser usados, porém propõe-se que seja feita uma análise com mais pacientes, de modo que houvessem mais eventos de interesse para realizar as comparações e ser possível detectar diferenças entre os procedimentos de desmame.

Área

Pediatria

Autores

Carolina Martins Pereira , Alexandre Peixoto Serafim , Isabela Maria Souza de Jesus, Alexandre da Silva Leite, Dharana Silva de Rezende Barbosa, Jessica Gomes de Souza, Davi Oliveira Araujo Carvalho