Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico epidemiológico de pacientes pneumocríticos internados em UTI: Um estudo de coorte

Objetivo

Comparar o perfil clínico epidemiológico dos pacientes internados por diagnósticos respiratórios em UTIs de Curitiba/PR e sua relação com a mortalidade.

Métodos

Coorte retrospectiva de inclusão de 1.257 pacientes maiores de 18 anos internados em UTIs de 8 hospitais de Curitiba-PR de 01 de maio de 2023 até 30 de abril de 2024 por motivos respiratórios, com dados de admissão e desfecho completos em prontuário. Os pacientes foram comparados de acordo com o diagnóstico de admissão.

Resultados

Os pacientes pneumocríticos foram classificados de acordo com o diagnóstico principal em 13 grupos: sepse de foco pulmonar (59,8%), PO de cirurgia torácica (7,2%), pneumonia comunitária (7,0%), TEP (5,4%), DPOC exacerbado com infecção (3,3%), edema agudo pulmonar (3,2%), lesão pleural (2,8%), outros acometimentos respiratórios (2,3%), DPOC exacerbado sem infecção (2,2%), pneumonia nosocomial (1,5%), asma/broncoespasmo (1,3%), câncer de pulmão (1,0%) e outros acometimentos de vias aéreas (2,9%). Os grupos foram diferentes quanto a idade, comorbidades, uso de DVA e VM na admissão, APACHE II, SOFA das primeiras 24 horas, tempo de internamento e mortalidade (p<0,001), sem diferença quanto ao sexo. Pacientes admitidos por sepse são mais frágeis com mediana (1º-3º quartil) de 5 (4-6), mais graves 20 (14-26), possuem maior tempo de permanência 6 (4-9) e apresentam a pior mortalidade (38,7%) quando comparado aos demais grupos (p<0,001).

Conclusão

Dos pacientes internados por motivos respiratórios em UTI, aqueles internados por sepse são mais frágeis e graves, com maior tempo de permanência em UTI e maior mortalidade quando comparados com os demais grupos.

Área

Epidemiologia

Autores

Leandro Caramuru Pozzo, Rafaella Stradiotto Bernardelli, Amanda Christina Kozesinski-Nakatani, Rafael Alexandre de Oliveira Deucher, Jeane Cristina Fonseca Vieira, Luana Alves Tannous, Álvaro Réa-Neto, Odery Ramos Júnior