Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento da Ferramenta de Passagem de Plantão GASPAR

Objetivo

Desenvolver e implementar uma ferramenta de comunicação eficaz para passagem de plantão em uma unidade de terapia intensiva, baseada no método I-PASS(r), adaptado com o mnemônico GASPAR. O objetivo é padronizar a transmissão de informações críticas dos pacientes, garantindo continuidade de cuidados e minimizando erros de comunicação entre equipes médicas.

Métodos

Estudo descritivo unicêntrico desenvolvido em UTI geral de um hospital privado do Rio de Janeiro, baseado na ferramenta I-PASS(r) (Starmer, NEJM 2014).

Resultados

A ferramenta GASPAR foi desenvolvida como uma adaptação do I-PASS(r), com os seguintes componentes:
G A- Gravidade / Avaliação do Investimento; S - Sumário- história/curso hospitalar / proposta; P - Plano de ação - priorizado / tempo / responsabilidades; A - Antecipação de problemas e contingência; R - Resumo: o que foi entendido / discurso unificado. A utilização de um piloto em um posto da unidade demonstrou uma melhor passagem com menor perda de informações e uma maior confiança na transmissão de informação pelas equipes médicas.

Conclusão

A ferramenta GASPAR demonstrou ser uma adaptação eficaz do método I-PASS(r), melhorando a comunicação durante a passagem de plantão em uma unidade de terapia intensiva. Sua implementação contribuiu para a segurança dos pacientes, reduzindo a ocorrência de eventos adversos e promovendo uma maior coesão entre as equipes de saúde. A análise com uma maior amostra ainda é necessária para avaliar sua aplicabilidade em diferentes contextos e em diferentes tipos de UTI e extensão para especificidades de outras equipes multiprofissionais.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

FELIPE HENRIQUES ALVES DA SILVA, Emmanuel Salgueiro, Victor de Souza Cravo