Dados do Trabalho
Título
Análise de Protocolo de Sarcopenia em Pacientes Idosos Hospitalizados
Objetivo
Avaliar o impacto do Protocolo Hospitalar de Prevenção de Sarcopenia na capacidade funcional a partir da Escala Functional Status Score (FSS ICU), na mobilidade através da Escala Intensive Care Unit Mobility (IMS ICU) e na marcha da pessoa idosa hospitalizada utilizando a distância percorrida durante o treino de marcha.
Métodos
Trata-se de um estudo observacional longitudinal, envolvendo pacientes idosos ≥ 80 anos, incluídas no Protocolo de Prevenção de Sarcopenia no Hospital Barra D’Or localizado no Rio de Janeiro. Dados foram coletados do prontuário eletrônico hospitalar. Os pacientes incluídos no estudo foram avaliados pela equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, e posteriormente submetidos a avaliação da Escala Functional Status Score (FSS ICU), Escala Intensive Care Unit Mobility (IMS ICU) e distância percorrida durante o treino de marcha nas primeiras 24 horas de internação e na alta hospitalar.
Resultados
Os 101 pacientes elegíveis ao protocolo, receberam atendimento fisioterápico 2 vezes ao dia, com posterior ingesta de módulo de proteína em até 1 hora de acordo com o acompanhamento nutricional proposto . Observou-se que 91% dos pacientes apresentaram melhora na mobilidade, além de melhora na distância de caminhada.
Conclusão
Com esta análise foi observada importância do cuidado com equipe multidisciplinar, no intuito de construir a melhora na qualidade da assistência na população idosa, que comumente se apresenta com fragilidade, déficits nutricionais e perda de funcionalidade. Este projeto possibilita e estimula pesquisas futuras com esta população, que se torna cada vez mais frequente nas unidades hospitalares.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Gloria Adriana Rocha Martins , Lucas Carneiro Freitas, Kelly Silva De Souza , Michele Almeida Dufrayer , Karyne Aguiar Silva , kinberly Alves Freitas Rodrigues , Renata Freitas Estevão Graça, Patricia Moreira Da Silva