Dados do Trabalho
Título
Perfil epidemiológico e desfecho dos pacientes submetidos a trombólise por AVC isquêmico no ano de 2023 em um hospital terciário do interior da Bahia.
Objetivo
Avaliar o perfil epidemiológico e o desfecho dos pacientes admitidos com diagnóstico clínico de AVC isquêmico e submetidos à trombólise em um hospital terciário durante o ano de 2023.
Métodos
Estudo observacional retrospectivo que analisou os pacientes trombolisados em 2023 após admissão com quadro clínico de AVC isquêmico. Os dados coletados e analisados foram a idade, sexo, comorbidades, tempo de internamento e desfecho clínico.
Resultados
Dos 15 pacientes incluídos no estudo, 8 (53%) eram mulheres, 64% desses pacientes apresentavam múltiplas comorbidades, a hipertensão arterial foi a comorbidade mais comum, presente em 36% dos pacientes, seguida por diabetes mellitus em 14% e fibrilação atrial em 14%. O tempo médio de internamento desses pacientes foi de 11 dias. Quanto ao desfecho, 11 (73%) evoluíram a óbito, sendo 05 pacientes acima de 80 anos, não havendo correlação com a trombólise.
Conclusão
O estudo revelou além de uma elevada mortalidade, uma associação significativa entre a mortalidade e a presença de múltiplas comorbidades e idade avançada. Deixando evidente a complexidade da linha de cuidado dessa doença, a discussão dos benefícios da trombólise em pacientes com idade avançada e que a assistência precisa ir além do uso da medicação.
Área
Epidemiologia
Autores
Bruna Carla Feitosa da Silva da Silva, Antonio Fernando Ribeiro Silva Junior, Clara Nascimento Passos Silva, Daniella Freire Ribeiro Bernardes , Milena Cristina Vasconcellos Silva, Eric Ettinger de Menezes Junior