Dados do Trabalho
Título
O impacto da Fase I do Programa de Aceleração de Transplantes nos indicadores e desfechos da Central de Transplantes do Maranhão
Objetivo
Este estudo avaliou o impacto da implementação do Programa de Aceleração de Transplantes (PAT-MA) na Central de Transplantes do Maranhão. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da implementação do PAT sobre os indicadores da Central de Transplantes do Maranhão.
Métodos
Estudo retrospectivo que analisou dados da Central de Transplantes do Maranhão antes e após a implementação da primeira fase do PAT como um programa de qualidade, comparando os anos de 2022 e 2023. Foram coletados indicadores selecionados para a gestão da qualidade.
Resultados
Após a implementação do PAT, observou-se melhora na Redução da taxa de negativa familiar (67% vs 63%), Redução da taxa de PCRs antes da conclusão (28% vs 26%), Aumento do número de notificações por milhão (172 - 24/mi vs 327 - 46/mi), doadores efetivos por milhão (12 - 1.7/mi vs 28 - 3.9/mi), do número de transplantes de órgãos por milhão (27 - 3.9/mi vs 62 - 8.7/mi), do número de transplantes de córneas por milhão (133 - 18.6/mi vs 255 - 35/mi) e Número de CIHDOTTs e OPOs ativas (3/0 vs 10/1), indicando o crescimento do sistema de transplantes.
Conclusão
Este estudo demonstra que a implementação do Programa de Aceleração de Transplantes teve um impacto positivo nos indicadores da Central de Transplantes do Maranhão. Isso destaca a importância de estratégias de gestão para otimizar os programas de transplantes.
Área
Neurointensivismo
Autores
Davi Petrus Pereira Martins, Hiago Sousa Bastos, Heloísa Rosário Furtado Oliveira Lima, Polianna Costa Bortolon Melo, Vinicius Freire Pereira, Anne Caroline Rodrigues Aquino, Maryanna Batista Carneiro de Miranda, Luciana Sousa Silva