Dados do Trabalho
Título
Um olhar diferenciado: Avaliação fisioterapêutica para o paciente cirrótico em lista de transplante hepático.
Objetivo
Criação de uma avaliação funcional assertiva no diagnóstico funcional do cirrótico em fila de transplante, podendo direcionar equipe médica e de fisioterapia em relação a prognósticos.
Métodos
Pacientes internados para rastreio clinica são submetidos a avaliação multiprofissional com avaliação de força pelo MRC e Hand grip, Escala de fragilidade Clínica (CFS), o LiverFrailty Index (LFI), teste de degrau de 4 minutos e circunferência do braço/panturrilha e prega cutânea. Após a avaliação, feito o levantamento das fragilidades e traçado um plano de exercícios para serem continuados em casa.
Resultados
Essa avaliação traduziu o nível de fragilidade física, possibilitando uma prescrição de exercício individualizado, dando maior assertividade na reabilitação e possibilitando a educação para a reabilitação domiciliar.
Conclusão
A avaliação contemplou um olhar multifacetado no público cirrótico em lista de transplante, evidenciando as fragilidades físicas a serem trabalhadas precocemente, auxiliou na prescrição de exercícios domiciliares que revertessem essas fragilidades, e dos pacientes que reinternaram, não observamos piora de funcionalidade, sugerindo que a avaliação foi eficaz nesse processo de educação do paciente na prática de atividade física não supervisionada.
Área
Índices Prognósticos
Autores
Juliana Collares Trevisan, Bruna Lima Ramos Narvais, Aline Priscila Pretti Hatty, Edna Yaemi Hirota, Renata Fukugava, Lucimeire Cortinovis Vieira