Dados do Trabalho


Título

Testes de fluido-responsividade em pacientes criticamente doentes: revisão sistemática com metanálise em rede - resultados preliminares

Objetivo

Choque requer tratamento imediato, sendo a ressuscitação volêmica um dos seus pilares, mas com riscos associados à sua administração. Vários métodos para prever a resposta a fluidos foram validados, mas ainda há uma lacuna na comparação entre eles. Por meio de uma metanálise em rede, objetiva-se comparar os testes descritos na literatura.

Métodos

Revisão sistemática nas bases de dados Embase e Cochrane onde incluíram-se estudos prospectivos que fornecessem a acurácia dos testes diagnósticos e que possuíssem análise padronizada do débito cardíaco. A qualidade dos estudos foi avaliada pela escala QUADAS-2. Os estudos foram selecionados usando a plataforma Rayyan por dois pesquisadores separadamente, e divergências foram decididas por um terceiro. A extração dos dados de acurácia e análise de qualidade está sendo realizada através questionário virtual. A metanálise será conduzida separando-se pacientes ventilados mecanicamente ou não.

Resultados

O resultado da busca da literatura apresentou 9,341 estudos, sendo selecionados para extração dos dados de acurácia e qualidade 267. Já coletados dados referentes a 193 estudos. Dados preliminares de 106 estudos, mostram a inclusão de 5671 pacientes com um média de idade de 61 anos, 57% do sexo masculino e 71% em ventilação mecânica. O método mais estudado até o momento foi a variação da pressão de pulso com 24 estudos.

Conclusão

Há vasta literatura acerca dos testes de fluido responsividade, mas incertezas permanecem a depender das características dos pacientes. Espera-se contribuir com a definição do melhor método incluído para paciente com e sem suporte ventilatório.

Área

Choque e monitorização hemodinâmica

Autores

Joel Stefani, Amanda Vilaverde Perez, Luiza Ribeiro Escovar, Leo Jun Cervera Sei, Sofia Tsokani, Dimitris Maviridis, Tatiana Helena Rech, Marina Verçoza Viana