Dados do Trabalho
Título
Sentimentos e emoções na UTI Pediátrica: O impacto do uso da Realidade Virtual
Objetivo
Analisar o impacto do uso da Realidade Virtual nas emoções durante a internação na UTIP.
Métodos
Avaliação foi utilizada escala visual lúdica, baseada em sentimentos: Medo, Tristeza, Tédio, Raiva, Felicidade - cada uma correspondia a uma imagem que era apresentado a criança antes, após e reavaliada 2 horas após uso. A terapia com RV foi aplicada no máximo 15 minutos por dia, e em crianças a partir de 6 anos de idade.
Resultados
Avaliada 80 crianças, de 6 a 13 anos de idade. A avaliação da emoção prévia mostrou uma prevalência do sentimento de tédio em 38% das crianças, seguida por tristeza em 25%; medo em 15%; felicidade em 11%e raiva com 10%.Após o uso da terapia, 95% delas indicavam o sentimento de felicidade como predominante, 3 crianças mantiveram a classificação de tristes e 1 delas manteve-se em tédio.
Conclusão
Concluímos que houve impacto positivo com relação aos sentimentos relatado pelas crianças após o uso da RV. Essa tecnologia pode colaborar para amenizar o impacto negativo da internação nos sentimentos das crianças
Área
Pediatria
Autores
Mayara Cristina Galindo de Moraes, Ana Paula Herrera Gobbi, Julia Francischini das Neves, Juliana Collares Trevisan, Edna Yaemi Hirota