Dados do Trabalho


Título

Elaboração de um instrumento de monitorização da intolerância à dieta enteral no paciente crítico.

Objetivo

Padronizar uma ferramenta eletrônica para identificar intolerância à dieta enteral e caracterizar disfunções do trato gastrointestinal (TGI) em pacientes críticos.

Métodos

O Hospital Universitário Walter Cantídio é uma instituição voltada à assistência, ao ensino e à pesquisa. No intuito de ampliar o diagnóstico das intolerâncias à terapia nutricional enteral dentro da UTI Clínica, buscando a informatização do processo de coleta e análise de dados.

Resultados

O modelo de identificação da disfunção do TGI foi construído e iniciada uma coleta de dados como projeto piloto. Os pacientes foram inseridos através de indicadores numéricos em uma planilha, com a sequencial identificação do volume prescrito e infundido de dieta enteral (taxa de adequação). Foram apontados os motivos das intolerâncias, como náuseas, vômitos e diarreia. Para a classificação da disfunção do TGI foi utilizado o escore GIF (Gastrointestinal Failure), com a pontuação 0 para ausência de disfunção e 1 para a administração de menos de 50% da dieta enteral prescrita por motivos de intolerância.; a pontuação ≥2 foi utilizada para intolerabilidade completa, de modo que não foram discriminadas as pontuações 3 e 4 pela não aferição rotineira da pressão intra-abdominal.

Conclusão

Acredita-se que a ferramenta elaborada poderá identificar as causas de intolerância do TGI e facilitar o delineamento de estratégias na adequação nutricional de pacientes críticos, sejam elas dietéticas ou não. Ademais, esse instrumento poderá melhorar o planejamento da terapia nutricional com foco na tolerância do paciente.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Carolina Feijó Cavalcante, Natália Linhares Ponte Aragão, Ana Cecília Santos Martins, Arnaldo Aires Peixoto Junior, Lorena Agra Ramos, Lara Maria Fujita Vieira Lima, Lucas de Vasconcellos Fonteles Teixeira, Raquel Lima Sampaio