Dados do Trabalho


Título

Complicações graves secundárias ao uso indiscriminado de fitoterápicos.

Descrição do caso

Visto o crescente uso de fitoterápicos de forma indiscriminada por parte da população, é de suma importância o relato de complicações graves possivelmente ligadas a tais substâncias para formulação de hipóteses diagnósticas. 
Relatamos o caso de um paciente masculino, 68 anos, hipertenso, diabético tipo II insulino dependente, admitido em leito de UTI com história de taquiarritmia ventricular instável, com indicação de cardioversão elétrica na origem. Na admissão encontrava-se estável clinicamente, exames laboratoriais evidenciando elevação de marcadores de necrose miorcárdica, insuficiência renal aguda e hepatite aguda. 
Primeiramente levantado a hipótese de síndrome coronariana aguda e insuficiência cardíaca descompensada, porém exames complementares não confirmaram hipótese. Ecocardiograma com edema de paredes, sem disfunção e fração de ejeção preservada. Eletrocardiograma sem sinais de isquemia. 
Ao complementar a investigação, dentre as medicações de uso contínuo encontravam-se: ‘Maca Peruana’; ‘Tribulus terrestres’; ‘Psyllium’, em altas doses, com uso regular de chá de semente de abacate e folha de ‘Melão de são caetano’.
Diante ao diagnóstico de insuficiência renal aguda, hepatite aguda, rabdomiólise e miocardite, todas de etiologia desconhecida, investigado possíveis efeitos colaterais relacionados às medicações. Tais substâncias não são amplamente estudadas, apenas com relatos de casos envolvendo complicações relacionadas ao seu uso. Dentre elas, visto relatos de insuficiência hepática fulminante e necrose tubular.
Diante desse caso ressaltamos a importância de investigar tais substâncias, pois uso indiscriminado e efeitos colaterais desconhecidos podem ser fatais. Além de levantar hipóteses diagnósticas diante a casos similares, que podem ficar mais frequentes na realidade das UTI brasileira.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

GABRIELA INGRID FERRAZ, ALICIA MONTE VICENTE MEDINA, SERGIO JUNGLES JUNIOR, CHARRYE DOMINGUES JUNIOR, LAIS SILVA SISCONETTO, GABRYELLA SEVERINO BUENO, WESLEY LUIZ, LARISSA MONTEIRO GUERZONI GASPARELO