Dados do Trabalho


Título

Impacto do aumento de CIHDOTT nos indicadores de desempenho de transplantes do Maranhão: um estudo observacional retrospectivo

Objetivo

Analisar a influência das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) nos indicadores de desempenho da Central de Transplante de Órgãos.

Métodos

Estudo observacional e retrospectivo, em que foram analisados dados da Central Estadual de Transplantes do Estado do Maranhão entre Agosto de 2023 e Junho de 2024. As variáveis consideradas incluíram número de doadores efetivos de órgãos, número de doadores elegíveis, número de protocolos de morte encefálica (ME) concluídos e número de unidades hospitalares com CIHDOTT. Os dados foram armazenados em uma planilha do Microsoft Excel e sua análise realizada com o programa computacional R Core Team 4.4.4.

Resultados

Observou-se que o aumento no número de unidades hospitalares com CIHDOTT está fortemente associado ao crescimento tanto no número de protocolos de ME concluidos (R² ajustado = 0,6094, p = 0,00278) quanto no número de doadores elegíveis (R² ajustado = 0,4875, p = 0,0101). Em média, cada nova unidade com CIHDOTT resulta em 0,89 protocolos de ME e 0,96 doadores elegíveis adicionais. No entanto, não foi observada uma associação significativa com o número de doadores efetivos (R² ajustado = 0,09, p = 0,3789).

Conclusão

Este estudo demonstra que as CIHDOTT têm um impacto significativo nos indicadores de desempenho de transplantes, sendo fortemente associadas ao aumento do número de doadores elegíveis e à conclusão de protocolos de morte encefálica. Contudo, a ausência de uma associação significativa com o número de doadores efetivos indica a presença de outros fatores que também desempenham um papel crucial na efetivação final da doação.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

Carlos VIníius Vale de Andrade Costa, Hiago Sousa Bastos , Carlos Alberto Araujo de Azevedo Neto, Augusto Hipólito Chagas Freato, Bruno Guedelha da Silva, Carlos Gonzaga Melo Filho, Gabriel Almeida Lisboa Oliveira, Celso Antônio Magalhães Ramos