Dados do Trabalho


Título

Integração familiar no cuidado de UTI centrado no paciente

Objetivo

Esse relato de experiência tem como objetivo apresentar um trabalho de intervenção psicológica em grupo de familiares acompanhantes de adultos e idosos internadas em uma unidade de terapia intensiva do Hospital Unimed Costa do Sol.

Métodos

Relato de experiência com grupo de apoio em um hospital particular, com reuniões semanais as quartas- feiras, conduzida pela psicologia e suporte de equipe de enfermagem.

Resultados

A análise evidencia que o apoio holístico voltado para o acolhimento da família aumentaram os índices de aceitabilidade e melhoraram a forma de lidar com a internação e situações difíceis dentro da UTI. Relatos de participantes trazem as evidencias da efetividade da ferramenta na prática, como: ‘externar sensações é uma forma de ressignificar a atual circunstância’ e ‘ o entendimento que o sofrimento não é maior que a dor do próximo’.

Conclusão

A experiência é um momento catártico, permitindo o compartilhamento de situações comumente vivenciadas por familiares de diferentes pacientes, além de ajudá-los na melhor compreensão sobre a doença e as adversidades da hospitalização.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

AUGUSTA BASTOS CARVALHO, JOEL TAVARES PASSOS, VANESSA MACIEL RITES