Dados do Trabalho
Título
Transição de cuidado: como melhorar a adesão da equipe multidisciplinar em prol da segurança do paciente?
Objetivo
Determinar os dados da adesão ao processo de transição de cuidados da equipe multidisciplinar para transferência segura e qualitativa do paciente para as unidades de baixa complexidade.
Métodos
Estudo de coorte retrospectivo através da coleta de dados realizada por auditoria do sistema de gestão hospitalar da unidade de terapia intensiva adulto do Hospital Unimed Costa do Sol nos meses de março a julho de 2024. A intervenção foi realizada através de comunicados que visam estimular a aprendizagem e memória de maneira lúdica com cores e intervenções textuais direcionadas aos profissionais por aplicativos de mensagens via internet.
Resultados
A intervenção foi realizada pela primeira vez no mês de março, mas os primeiros dados foram gerados em abril. Os prontuários (n=74) avaliados no mês março tiveram uma adesão de 49,91% ao processo de transição de cuidados. Em abril (n=65) durante o primeiro mês de intervenção 55,59% apresentaram preenchimento adequado do processo de transição de cuidados. O mês de maio (n= 48) apresentou 67,46%, em junho (n=66) 71,23%, e, por fim, em julho (n=58) houve 85,23% de adesão.
Conclusão
Apesar da variação do número de prontuários analisados devido a menor taxa de internação total, a avaliação demonstrou resultados promissores para o enriquecimento da literatura e da prática baseada em evidências científicas.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
VANESSA MACIEL RITES, JOEL TAVARES PASSOS, KISSILA SOUZA BRUNO, VIVIANE CRISTINA FERREIRA GUERRA, MATHEUS FERNANDEZ OLIVEIRA