Dados do Trabalho
Título
Perfil epidemiológico dos pacientes cadastrados na Comissão de Cuidados Paliativos de uma Unidade Neurointensiva em um hospital de referência do Rio de Janeiro
Objetivo
Explorar o perfil epidemiológico dos pacientes em cuidados paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital neurocirúrgico de referência no Rio de Janeiro em 2023 e 2024.
Métodos
Trata-se de uma análise descritiva em uma coorte de 55 pacientes da Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) de um hospital neurocirúrgico especializado. Através da análise de prontuário, foram coletados os dados: idade, sexo, diagnóstico primário e desfecho clínico.
Resultados
A mediana de idade dos pacientes cadastrados foi de 65 anos, sendo o intervalo interquartil de 14.5. Dos 55 pacientes, o sexo feminino, corresponde a 56.4% da amostra, enquanto o sexo masculino compõe 43.6% dela. Em relação ao desfecho clínico, os óbitos correspondem a 74,5% da amostra, seguido das altas (14,5%) e das transferências (10,9%). A maioria dos pacientes tinha Glioblastoma Multiforme (GBM) como diagnóstico primário, correspondendo a 61,8% da amostra, seguido de outras neoplasias do Sistema Nervoso Central (34,5%) e Acidente Vascular Encefálico (3,6%). Por fim, dos pacientes com GBM como diagnóstico primário, 70,6% teve o seu desfecho como óbito, 17,6% como alta e a minoria teve o seu desfecho como transferência (11,8%).
Conclusão
O GBM é o diagnóstico primário de maior relevância nesta CCP, com diferentes desfechos clínicos e perfil de pacientes. Esta análise é importante para entender as características e demandas destes pacientes para que um melhor cuidado multidisciplinar seja prestado. Mais análises são necessárias para uma abordagem mais ampla desta população.
Área
Epidemiologia
Autores
Pedro Thiago Figueiredo Alves, Luise Neves, Janaína Dominguez Dourado, Roberto Visser, Ricardo Turon, Pedro Kurtz, Fabio Miranda, Cássia Righy