Dados do Trabalho


Título

Simulação de desafios clínicos: Escape Room para aprimoramento médico

Objetivo

A simulação dos desafios clínicos, especialmente por meio da gameficação, permite aliar o conhecimento teórico à experiência prática de forma lúdica e interativa. Promover o aprimoramento das habilidades médicas no âmbito da medicina intensiva e medicina de emergência entre acadêmicos de medicina utilizando o conceito de Escape Room para resolver enigmas clínicos.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, incluindo acadêmicos de medicina dos três primeiros anos, durante uma atividade optativa organizada por professores, monitores de habilidades médicas e acadêmicos ligantes da instituição. O Escape Room proposto consiste na criação de cinco estações com enigmas clínicos baseados em casos de medicina intensiva e emergencial. Equipes de três estudantes foram avaliadas em técnica, tempo de resolução, raciocínio lógico, cooperação e comunicação. A avaliação foi realizada por médicos profissionais da área por meio de uma tabela de pontuação conforme os critérios propostos.

Resultados

Participaram 30 alunos, sendo 10 alunos de cada ano permitido. A atividade do Escape Room se mostrou amplamente aceita. Os participantes relataram motivação e engajamento com os enigmas propostos. Por se tratar de uma atividade optativa com intuito lúdico, não houve feedback, mas bonificação para a equipe que obteve mais pontos.

Conclusão

O Escape Room se mostrou uma ferramenta eficaz no ensino de habilidades médicas, promovendo engajamento e aprendizado significativo entre os participantes. A atividade será mantida e expandida para futuras edições, visando o contínuo aperfeiçoamento das competências clínicas dos alunos.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Jordana Rodrigues da Cunha, Fernanda Ribeiro Dalarmi, Mauro Gabriel Junior, Vinicius Nakad Orsatti