Dados do Trabalho


Título

Doença de Kikuchi-Fugimoto como quadro inicial de Lúpus eritematoso sistêmico complicada com síndrome de ativação macrofágica - Relato de caso

Descrição do caso

A doença de Kikuchi-Fugimoto (KFD), condição benigna e autolimitada, caracterizada por febre e linfadenite necrosante histiocítica, é uma rara manifestação inicial de lúpus eritematoso sistêmico (LES) e pode complicar com síndrome de ativação macrofágica (SAM).
V. H. S. S., 13 anos, sexo masculino, com história de artralgia há 30 dias evoluindo com febre persistente e perda ponderal, associado a linfonodomegalia generalizada, derrame pleural bilateral e hepatoesplenomegalia. É admitido na unidade de terapia intensiva pediátrica (UTIP) devido a desconforto respiratório com necessidade suporte respiratório. Em investigação inicial apresentava mielograma normal; FAN, anti-Sm e p-ANCA reagentes; anti-DNA não reagente; ferritina, triglicerídeo e LDH aumentados; fibrinogênio diminuído. Realizado biópsia excisional de cadeia linfonodal axilar com resultado de linfadenite necrotizante em 8 de 12 linfonodos analisados. Fechado o diagnóstico de KFD como quadro inicial de LES, que complicou com SAM. Iniciado pulsoterapia com metilprednisolona 500mg por 5 dias. Paciente mantinha quadro de febre persistente, optado por micofenolato 1000mg/dia associado a metilprednisolona 2mg/kg/dia para tratamento do Lúpus. Paciente ainda em UTIP em desmame de suporte respiratório.
O diagnóstico de KFD no paciente em questão tornou-se desafiador, visto que é uma condição extremamente rara na pediatria e mais frequente no sexo feminino.

Área

Pediatria

Autores

Luísa Oliveira de Moraes, Mariana Garlipp Tedeschi Olmos, Beatryz de Oliveira Fabrício, Maura Cristina Negrelli, Marina Catuta Ferreira Neves, Bruno Barboza de Oliveira, Thaise Graminha Lucas