Dados do Trabalho
Título
Indicadores do protocolo de dor torácica e seguimento do cuidado na unidade de terapia intensiva coronariana
Objetivo
Analisar os indicadores relacionados aos pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCST) inseridos no protocolo de dor torácica e admitidos na unidade de terapia intensiva (UTI) coronariana.
Métodos
Estudo observacional e transversal, realizado com pacientes inseridos no protocolo institucional de dor torácica e admitidos na UTI coronariana após diagnóstico de IAMCST. A pesquisa foi realizada em um hospital privado no período de janeiro a dezembro de 2023. Os dados foram extraídos do prontuário eletrônico, onde foram analisadas variáveis demográficas, desempenho dos indicadores e desfecho clínico dos pacientes. As informações foram tabuladas em planilha eletrônica e submetidas à estatística descritiva simples.
Resultados
No período do estudo foram inseridos 1.282 pacientes no protocolo de dor torácica. Destes, 24 (1,9%) foram diagnosticados com IAMCST, cuja recomendação do protocolo é de realização de cateterismo cardíaco em até 90 minutos. O indicador revelou que o tempo médio para realização do procedimento foi de 67 minutos (mínimo: 26; máximo: 89). O grupo admitido na UTI apresentou média de idade de 67,3 anos (mínimo: 38; máximo: 86), prevalecendo o sexo masculino com 15 (62,5%) pacientes. Apenas um óbito foi identificado.
Conclusão
O estudo demonstrou a eficácia do protocolo de dor torácica por meio da baixa taxa de mortalidade observada, ressaltando a importância de manejo rápido e adequado nos casos de IAMCST desde o diagnóstico, tratamento e monitorização na unidade de terapia intensiva a fim de promover melhores desfechos clínicos.
Área
Emergências e Coronariopatias
Autores
Ana Clara Silva Silva, Nathália Maria Santos Barboza, Nathália Lucena Santos, Maria Letícia Gomes Ferreira, Roberta Vicente Cruz, Antônio Gonçalves Oliveira, Claudia Cristina Lira Santana, Bruno Felipe Novaes Souza