Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia das internações por IAM e outras doenças isquêmicas do coração no nordeste brasileiro nos últimos 5 anos

Objetivo

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) decorre da isquemia do tecido cardíaco, cuja repercussão é potencialmente fatal. Nesse sentido, objetivou-se analisar a epidemiologia das internações por IAM e outras doenças isquêmicas do coração na Região Nordeste nos últimos 5 anos.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo a respeito da epidemiologia das internações por IAM e outras doenças isquêmicas cardíacas no Nordeste. Utilizou-se dados do Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH/SUS) do período de 2019 a 2023. As variáveis utilizadas foram: região, sexo, cor ou raça e unidade da federação. Por se tratar de informações de domínio público, não foi necessária a submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa.

Resultados

No período analisado foram registradas 261.910 internações por IAM e outras doenças isquêmicas do coração na Região Nordeste do Brasil. Dentre estas, observou-se que cerca de 60% eram do sexo masculino e 59% dos casos de autodeterminação parda. Quanto ao estado, destacou-se Bahia com 27% das internações (72.996), seguido por Ceará, com 19% (50.398) e Pernambuco, com 17% (45.069).

Conclusão

Os agravos isquêmicos cardíacos são importantes causas de morbimortalidade no mundo. No Nordeste, observou-se proporcionalidade entre tamanho populacional e número de casos de IAM, exigindo dos serviços locais de saúde um preparo para garantir o manejo dessa patologia. Ademais, o predomínio masculino reflete a relação entre hábitos de vida e repercussões sistêmicas. Portanto, conhecer as necessidades da região e garantir o acesso da população à saúde deve ser prioridade no quesito de prevenção de complicações das isquemias cardíacas.

Área

Epidemiologia

Autores

Layna Louise Cardoso Goncalves Travassos, Davi Nunes Marques, Layla Carolina Barros Leite, Julia Mazzoni de Paula Assis, João Pedro Belaglovis Castelo Branco, Layanne Silva Oliveira, Santiago Cirilo Noguera Servin