Dados do Trabalho


Título

Síndrome HELLP associada a ruptura hepática: relato de caso

Descrição do caso

A Síndrome HELLP compreende um acrônimo hemólise, aumento das enzimas hepáticas e plaquetopenia associadas ao quadro de pré-eclâmpsia ou eclâmpsia em gestantes e puérperas. Como evolução do quadro, pode haver a presença de hematoma subcapsular hepático que eventualmente se rompe, complicação rara, porém potencialmente fatal. A complicação com hemorragia hepática proporciona um incremento na mortalidade, já elevada, associada à síndrome. Estas taxas se mostram elevadas a despeito de abordagem cirúrgica bem-sucedida e da adequada assistência em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que demonstra o desafio no manejo dessas pacientes.

Paciente de 37 anos, secundigesta nulípara, com gestação gemelar de 31 semanas e diabetes gestacional em dietoterapia. Deu entrada na UTI devido a quadro de cefaleia associada a hipertensão, náuseas, pirose e desconforto abdominal. Foi iniciada infusão de sulfato de magnésio. Exames laboratoriais evidenciavam plaquetopenia, elevação de transaminases e hemólise. Evoluiu com dor abdominal intensa, principalmente em hipocôndrio direito. Exame de imagem evidenciou a presença de hematoma hepático. Foi optado pela interrupção da gestação por parto cesáreo e abordagem cirúrgica de urgência. No intraoperatório, identificada laceração hepática. No pós-operatório complica com síndrome de Ogilvie, resolvida com neostigmina. Alta hospitalar no 7º dia de pós-operatório, estável clinicamente e com normalização dos parâmetros laboratoriais.

O caso apresentado trata-se de um caso de sucesso de síndrome HELLP complicada com ruptura hepática, o que se deve ao diagnóstico e tratamentos implementados rapidamente. Infelizmente, o parto prematuro não pôde ser evitado, porém não houve complicações fatais como as descritas em literatura.

Área

Emergências e Coronariopatias

Autores

Nathane Santanna Felix, Fernanda de Carvalho Oliveira, Jefanne Lacerda Eler de Melo, Tainara Torres da Costa, Mario Antonio Vargas Ferreira, Camila Lima Ferreira da Costa, Cecília Fonseca Carlos Magno