Dados do Trabalho


Título

Avaliação da gravidade do paciente, estadiamento da lesão por pressão e evitabilidade do evento e tempo de permanência em uma UTI Cirúrgica

Objetivo

Descrever a gravidade do paciente, estadiamento da lesão por pressão e evitabilidade do evento em uma UTI

Métodos

Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo foi realizado na UTI coronária de um hospital privado em Recife, de janeiro a dezembro de 2023. Utilizando a ferramenta de Business Intelligence (BI), foram analisados os prontuários eletrônicos dos pacientes internados para avaliar lesões por pressão. Os registros foram examinados quanto ao estadiamento das lesões (estágios 1 a 4, não classificável, dano tissular leve, moderado e profundo) e à evitabilidade do evento, conforme a avaliação dos enfermeiros.

Resultados

Durante o período de 12 meses, 734 pacientes foram admitidos na UTI coronária com média de permanência de 3,8 dias. Avaliados pela escala de Braden com alto risco para LP. Entre eles, 3 pacientes desenvolveram lesões por pressão: Todos os 3 pacientes estavam em estado grave, as lesões foram classificadas como estágio 2 e 2 dos casos foram considerados inevitáveis e 1 foi considerado evitável.

Conclusão

Esses achados indicam que, embora a maioria das lesões por pressão tenha sido inevitável devido à gravidade dos pacientes, há espaço para melhorias nas práticas preventivas para minimizar ainda mais a ocorrência de lesões evitáveis.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Claudia Cristina Lira Santana, Antonio Gonçalves Oliveira, Bruno Felipe Novaes Souza, Fernando José Barbosa Cruz, Francilene Silva Siqueira, Tacyanne Fischer Lustosa, Maria Letícia Gomes Ferreira, Roberta Vicente Cruz