Dados do Trabalho


Título

Dissecção de Aneurisma de Aorta em paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico

Descrição do caso

Mulher, 37 anos com diagnóstico prévio de lúpus eritematoso sistêmico (LES), artropatia de Jaccoud, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Hipotireoidismo. Apresentou quadro clínico compatível com descompensação de insuficiência cárdica. Internada e iniciado investigação clínica. Através do ecocardiograma transtorácico foi observado quadro de insuficiência aórtica e aneurisma dissecante em aorta ascendente Stanford A.
A Paciente foi abordada pelo serviço de cirurgia cardíaca da instituição, sendo realizado o procedimento cirúrgico para correção de aneurisma da aorta ascendente no primeiro tempo cirúrgico. Havia uma programação para uma segunda abordagem para correção de dissecção de aorta abdominal. Devido a evolução da doença, a paciente apresentou dissecção de outros segmentos da aorta. A paciente aguardava estabilidade hemodinâmica para um segundo tempo cirúrgico.
Após o procedimento cirúrgico a paciente foi encaminhada a unidade de terapia intensiva (UTI), para o pós operatório de cirurgia cardíaca. A paciente foi admitida e permaneceu em leito de UTI por sessenta e seis dias. O período prolongado de internação foi justificado devido as graves complicações hemodinâmicas correlacionadas com a atividade do LES.
A paciente evoluiu para óbito após o período de internação em leito de uti, decorrente de um choque hemorrágico refratário.
Nos estudos descritos é possível correlacionar os casos de aneurisma de aorta associado a LES, HAS e uso de corticoide em períodos prolongados.

Área

Choque e monitorização hemodinâmica

Autores

Bruna Almeida Morales, Alexandre Neves de Souza Faria, Thiago Fernandes Barcelos, Pedro Márcio de Moura Costa, Luana Marchese Barreira de Paula, Wanielly Cristyna de Jesus Camargo