Dados do Trabalho
Título
Escore VISAGE e medida de S-index como preditores de sucesso da extubação de pacientes neurocríticos
Objetivo
Verificar se o escore VISAGE (VIsual pursuit, Swallowing, Age, Glasgow for Extubation) e a medida de S-index podem predizer sucesso da extubação de pacientes neurocríticos.
Métodos
Estudo prospectivo, observacional e descritivo. Incluídos pacientes com lesão cerebral aguda, internados na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário, com idade ≥ 18 anos, estáveis clinicamente, sob ventilação mecânica invasiva e que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Coletados dados demográficos, clínicos, aplicado o escore VISAGE em momento de teste de respiração espontânea e coletada medida de S-index (média referente a resistência muscular respiratória) com o equipamento PowerbreatheKH2R conectado ao software Breathlink. Os resultados foram informados para a equipe multiprofissional para decisão clínica de extubação ou não. Os pacientes foram acompanhados de forma observacional até a alta do setor.
Resultados
Incluídos 18 pacientes neurocríticos com média de idade de 56,715,5 anos. 9 pacientes apresentaram escore VISAGE < 3, e destes, 2 foram extubados e reintubados e 1 extubado com sucesso. O restante da população (n = 9) apresentou escore VISAGE ≥ a 3 e apenas um desses não foi extubado. A média do S-index dos extubados foi de 19,1 com DP 3,53 e a dos não extubados foi de 17 com DP 2,99. Quando comparados escore VISAGE e extubação houve diferença significativa (p=0,016). Não houve diferença significativa quando comparados S-index e extubação (p=0,212).
Conclusão
O escore VISAGE pode predizer sucesso da extubação em pacientes neurocríticos, porém mais estudos são necessários para aumento da população estudada e melhor exploração dos resultados obtidos.
Área
Neurointensivismo
Autores
BEATRIZ APARECIDA DALFRE, FRANCISCA GOMES DA SILVA, DANIELA CRISTINA FUZETTO ORSI, JESSICA DE CAMPOS MEDEIROS, ANTONIO LUIS EIRAS FALCÃO, DANIELA CRISTINA DOS SANTOS FAEZ