Dados do Trabalho


Título

Avaliação inicial do instrumento de visita multidisciplinar com definição de plano de cuidado realizado em uma unidade de terapia intensiva adulto de um hospital publico do estado de São Paulo

Objetivo

Analisar o impacto inicial da utilização de um novo instrumento de visita multidisciplinar em Unidade de terapia intensiva adulto.

Métodos

Análise Comparativa dos indicadores assistenciais antes e depois da implantação de uma nova ferramenta gerencial de apoio a visita multidisciplinar diária em unidade de terapia intensiva adulto.

Resultados

A ferramenta se baseia em um check-list contendo as condições clínicas dos pacientes, dispositivos, antibióticos, drogas vasoativas, resultados dos principais exames, intercorrências, metas e planos de ação adotados. Ao término de cada visita foi definido o plano de cuidado individualizado, registrado e anexado em prontuário. As metas são definidas com a participação da equipe multidisciplinar. Foi realizado o comparativo antes e depois da implantação do novo instrumento analisando os indicadores de média de permanência, índice de rotatividade, taxa de infecção e intervalo de substituição.
De acordo com os dados obtidos, O SAPSIII dos pacientes internados em Maio/2024 era de 50,67, o numero de saída 54, media de permanência 7,69, índice de rotatividade 3,87, intervalo de substituição 0,33 e taxa de infecção hospitalar 11,32. Em Julho/2024, após a implantação da nova ferramenta, o SAPSIII foi de 55,11, o numero de saída 62, media de permanência 6,19, índice de rotatividade de 4,77, intervalo de substituição 0,31 e taxa de infecção hospitalar 10,42.

Conclusão

Em comparação entre os dois períodos, observamos uma importante melhora nos indicadores, demonstrando de ferramentas de gestão como a utilizada, possibilitam melhor direcionamento dos casos e consequentemente melhoria nos resultados obtidos como observamos no presente estudo.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

FIRMINO HAAG, DIANY PRISCILA OLIVEIRA, ROBERTO BERGAMIM, MARILENE ZAMPOLI, FLÁVIO ALBUQUERQUE